Projetos

     

As Bibliotecas Escolares assumiram, desde o início do seu funcionamento, um papel pioneiro na adesão a Projetos, iniciativas culturais, Concursos, Clubes e Campanhas de defesa de direitos humanos e promotoras de valores de cidadania. Fazem-no como entidades participantes, dinamizadoras e organizadoras.


Apresentamos os principais Projetos, Campanhas e Clubes em que as Bibliotecas estão e/ou estiveram envolvidas. 



1.  Projeto Frutos de Leitura/Leituras com a BE

 

Projeto que pretende envolver a comunidade escolar em formas diferenciadas de leitura: leitura orientada; leitura em voz alta; criação de book trailers; poesia com frutos, para possibilitar o contributo da BE para a melhoria das aprendizagens dos alunos nos domínios da leitura e da educação literária, não esquecendo a dimensão dos afetos.

 


2.  Projeto Histórias da Ajudaris

 

Projeto de leitura, escrita, arte e cidadania que visa, entre outros objetivos, estimular a prática da cidadania e da solidariedade, aproximando os contextos de Escola-Família e Comunidade.

 


3.  Concurso Isto também é comigo: Público na Escola

 

Projeto que envolve uma parceria com o jornal PÚBLICO e com a RBE. Os alunos são convidados a ler e a escrever textos de opinião, para incentivar a escrita sobre temas mediáticos. Houve uma aluna do Agrupamento que ganhou o primeiro prémio a nível nacional, em 2022-2023.

 


4.  Projeto Ler por Prazer

Projeto organizado, anualmente, pela BMA/CMA, e implementado «no terreno» pelas Professoras Bibliotecárias e professores de Português, que promove o gosto pela leitura nas crianças e jovens, ajudando-os a criar hábitos de leitura autónoma. Favorece também o envolvimento dos alunos na seleção livre de obras, que ouvirão ler, semanalmente, em sala de aula.

 


5.  Concurso Literário do Concelho de Azambuja

 

Concurso dinamizado pela BMA/CMA e implementado nas Escolas pelas Professoras Bibliotecárias, em articulação com os docentes de Português e os Diretores de Turma, que visa não só promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, mas, também, divulgar produções dos alunos e da comunidade educativa.

 


6.  Concurso de Book Trailers

Concurso que também pretende promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa e valorizar o desenvolvimento das literacias digital e multimédia (dado que os alunos são convidados a produzir o seu próprio Book Trailer). Pretende, ainda, divulgar e valorizar socialmente as produções dos discentes em contexto curricular. Envolve uma parceria com um júri, que integra elementos da comunidade escolar e fora dela.

 


7.  Projeto Escola a Ler

 

Iniciativa da RBE, integrada no Plano de Recuperação das Aprendizagens, que congrega uma série de ações desenvolvidas no âmbito da Leitura Orientada, do Projeto Pessoal de Leitura e do Tempo para Ler e Pensar. A candidatura favorável possibilitou ao AEA a aquisição de recursos e de fundos documentais que permitiram a implementação das atividades propostas, enriquecendo, assim, o fundo documental das BE.

 


8.  Projetos para a Comemoração do Dia do Agrupamento

Ao longo dos anos, as BE têm desenvolvido projetos, em articulação com diversos Departamentos e cujo público-alvo é constituído maioritariamente por alunos do primeiro ciclo que, no dia da comemoração, têm oportunidade de «viver» a BE.

Exemplos de alguns projetos:

«Frutos de Leitura»;

«Kamishibai coletivo “A paz no planalto de Tchiáru”;

 «Vamos Piramidar».

 


9.  Campanha Papel por Alimentos

 

Campanha promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, que pretende mobilizar a comunidade escolar para a importância dos valores de solidariedade e de entreajuda no desenvolvimento harmonioso de cada ser humano. Este ano, as Bibliotecas contaram com a colaboração da Junta de Freguesia de Azambuja.

 


10.    Capas Alternativas

 

Construção de «Capas Alternativas» para obras literárias abordadas na disciplina de Português, nas aulas de Educação Visual. Valorizou-se o interesse em saber manifestar sentido estético, reconhecendo a importância das imagens como meios capazes de veicular diferentes significados.

 


11.    Clube de Escrita Criativa

 

Clube aberto a todos os alunos interessados com vontade de melhorar a sua escrita, de «desbloquear» e de dar asas à sua imaginação. Desafios de escrita semanais, em que esta se assume como atividade lúdica…

 


12.    Projeto Sala de Estudo

Uma das várias modalidades de apoio e complemento curricular oferecidas pelo AEA, para intervir na melhoria das aprendizagens e na consolidação de conhecimentos, diminuindo a desigualdade de oportunidades dos alunos.

 


13.    Projeto História Interminável

Todas as turmas, do 4.º ao 12.º ano, elaboraram uma história interminável que começou nas margens do rio Tejo. A construção de um vídeo sobre a história foi da responsabilidade dos alunos do Curso Profissional de Multimédia. Este projeto foi apresentado pelas duas Professoras Bibliotecárias num Encontro da RBE, em Rio Maior.

 


14.    Projeto Marcas na História

A BE participou neste projeto no ano em que este se intitulou «Maratona Fotográfica», cuja atividade consistiu em «Fotografar o nosso Património Religioso». Pretendeu-se valorizar e promover o património religioso da região, e fomentar, reconhecer e premiar a criatividade fotográfica dos participantes.

 


15.    Sobremesas Literárias

E se fosse convidado a degustar o sabor das palavras com bolos feitos pelas Bibliotecas Escolares e com termos culinários que «emergiram» de obras de Educação Literária? Foi o que aconteceu com estas sobremesas e com os livros que as originaram… Projeto apresentado pelas PB numa Jornada Pedagógica, em Azambuja.



1 comentário:

  1. Parabéns às BE do Agrupamento de Escolas de Azambuja por mais esta iniciativa! De mansinho, vamos chegando ao coração de todos os nossos leitores/utilizadores, e aos lares de toda a nossa comunidade educativa!
    Parabéns pela imagem maravilhosa: o verde da renovação e da esperança; as plantas que semeamos, de cultura e saber, nas vidas das nossas crianças e jovens!
    Venham mais posts e comentários, e leituras, leituras a rodos!
    A (orgulhosa) Diretora,

    Madalena Tavares

    ResponderEliminar