Memórias


Esta secção é um Baú de Memórias da BE, que dá a conhecer a nossa história e o modo como fomos construindo a nossa identidade. Apostámos sempre no bem-estar dos nossos utilizadores e na valorização do convívio e do enriquecimento cultural, educativo e social da comunidade escolar.

Aqui fica o registo de algumas atividades, desenvolvidas durante e antes do ano letivo 2019-2020.




2 de março de 2020 foi um dia em cheio: tivemos connosco o Professor Jorge Paiva, que gentilmente aceitou o convite da Biblioteca Escolar e deu duas palestras. 

A primeira foi sobre Biodiversidade e Alterações Climáticas e a segunda sobre as Plantas na Obra Poética de Camões

O Anfiteatro esteve cheio, de manhã e de tarde, e o Professor Jorge Paiva contou histórias verdadeiramente emocionantes.








Vídeo final do projeto AS NOSSAS HISTÓRIAS, com a animação das ilustrações construídas pelas crianças do 4.º ano, depois da leitura de O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares. Viva a leitura, viva a criatividade!










   Pela terceira vez, o Agrupamento acolheu com orgulho, desta vez na Biblioteca da Escola Básica (devido às obras na Escola Sede), 18 antigos alunos, que, no dia 14 de fevereiro de 2020, partilharam com jovens do 11.º e 12.º anos as suas experiências no Ensino Superior.
   O encontro, organizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação e pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Azambuja, com a colaboração da Direção, dos Coordenadores de Diretores de Turma do Ensino Secundário e dos Cursos Profissionais e da Câmara Municipal de Azambuja, decorreu num ambiente descontraído e com a sala completamente cheia.
   Entre os convidados esteve a Sra. Vereadora da Educação, que, na qualidade de ex-aluna do nosso Agrupamento, partilhou com os presentes o seu percurso profissional e pessoal. Todos os convidados relataram as suas experiências, muito diversas, e deixaram conselhos úteis, entre os quais destacamos: não deixar acumular matéria, saber gerir o tempo, ser proativos, não ter medo de falhar, ter a humildade de pedir ajuda quando é preciso e manter uma mente aberta. Mais uma vez, o segredo é gostar do que se estuda. No final, todos os convidados receberam diplomas de participação e um marcador de livros com uma ilustração original, da autoria de uma professora do nosso Agrupamento.
   Desejamos a todos um futuro cheio de sucessos profissionais e pessoais! O Agrupamento de Escolas de Azambuja continuará a apoiar e a incentivar os alunos no seu percurso de aprendizagem e de vida, para que façam boas escolhas e encontrem o seu caminho.

«A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.»
Abraham Lincoln


















     Decorreu no Auditório do Páteo Valverde, no dia 4 de fevereiro, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. O júri e o público assistiram com muita atenção à leitura em voz alta de excertos de livros previamente selecionados e ainda à resposta a algumas perguntas sobre os livros. No final, houve diplomas e prémios para todos os participantes. 











   A Biblioteca da Escola Básica entrou no espaço e nas estrelas, com uma fantástica exposição sobre o SISTEMA SOLAR, organizada pelos alunos do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Físico-Química:



















   A rede de Bibliotecas do Município de Azambuja ofereceu vários livros às Escolas do Agrupamento, no dia 29 de janeiro de 2020, no âmbito da iniciativa LER POR PRAZER. O principal objetivo é criar o gosto pela leitura em voz alta e os livros foram escolhidos, livremente, pelos alunos. As obras ficarão depois nas Bibliotecas Escolares, à disposição da comunidade escolar.

   A entrega foi feita pelo Vereador António Matos e pela Diretora da Biblioteca Municipal Joanna Whitfield. Esta iniciativa conta com a colaboração das professoras bibliotecárias e dos professores do Agrupamento e é mais uma ação de promoção da leitura junto das nossas crianças e jovens.



Notícia desenvolvida em:










   No dia 11 de dezembro, decorreu na Biblioteca da Escola Básica uma palestra sobre Escola Inclusiva, dinamizada pelo Luís, deficiente motor da Associação Salvador, que veio partilhar a sua história de vida com as turmas do 5.ºA, do 6.º B e do 7.ºA. Os alunos ficaram muito sensibilizados com o testemunho de enorme alegria e vontade de viver. Foi um momento de grande enriquecimento pessoal e de incentivo a uma Vida plena.

Um muito obrigada! 
























Muito se passou nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, durante o primeiro período:

O Dia de los Muertos é uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar os seus parentes. Estes «convidados» e seus adereços estiveram na Biblioteca nas duas últimas semanas de outubro de 2019, que se encheu de flores, velas, esqueletos pintados e máscaras de caveiras. Tudo a brincar, claro…







A Biblioteca continuou a acolher leituras e afetos. A contadora de histórias Nanda Paula deu vida a personagens e enredos, que encantaram e divertiram semanalmente os alunos do 1.º ciclo. 
São as Histórias com Valores e vieram para ficar!





No âmbito do projeto MARCAS NA HISTÓRIA, decorreu no mês de dezembro uma Maratona Fotográfica, que veio reforçar os laços entre as Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal/Câmara Municipal de Azambuja, a Rede de Bibliotecas Escolares e a disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica. 
Foi um projeto de inclusão que se traduziu em aprendizagens baseadas na ligação entre saberes, culturas, artes, tecnologias, linguagens e literacias. No dia 13 de dezembro, um grupo de 17 alunos de três ciclos de escolaridade, 3 professores e uma representante do Museu Municipal visitaram e fotografaram três monumentos religiosos do nosso concelho: Convento de Nossa Senhora das Virtudes, Igreja de Nossa Senhora do Paraíso e Igreja Matriz de Azambuja. 
Além dos registos fotográficos, tivemos a oportunidade de conviver e ficar a conhecer melhor a história destes monumentos.






O lema do Mês das Bibliotecas Escolares em 2019 foi VAMOS IMAGINAR! e todas as Bibliotecas do nosso Agrupamento participaram nas comemorações.
Outubro foi também o Mês da Música e, por isso, nas Escolas Básica e Secundária, ouvimos e cantámos em português, francês e inglês (karaoke), para depois saborearmos uns deliciosos scones confecionados pelos alunos do Curso Profissional de Restauração e Bar. No Restaurante Pedagógico também se comemorou o MIBE e no dia 23 de outubro houve um almoço super saboroso, ao som da música.
Os mais novos participaram na iniciativa VAMOS OPINAR, no âmbito da qual escolheram, na Biblioteca, o seu livro preferido, e fizeram uma ilustração inspirada no mesmo. As suas opiniões e escolhas foram partilhadas nas Bibliotecas.  

Não podemos deixar de agradecer a colaboração dos professores Miguel Diabinho, Silvestre Brito, Júlio Cardoso e Hortênsia Monteiro, bem como a participação da comunidade escolar neste momento de celebração da cultura, das palavras, da música e da imaginação!







Em dezembro, os livros brilharam mais uma vez nas habituais Feiras do Livro, com a colaboração da editora Largebooks e dos professores de Português. Houve leituras para todas as idades e para todos os gostos e foram muitos aqueles que espreitaram e comentaram em grupo os livros expostos.







Está a decorrer mais uma edição do Concurso Literário do Concelho de Azambuja e as Bibliotecas Escolares já receberam alguns trabalhos. Há que continuar a estimular e a valorizar o talento e o gosto pela escrita dos nossos alunos e professores!








O Cantador de Histórias Paulo Jarego voltou a cantar e a encantar os alunos do 1.º ciclo, na Biblioteca da Escola Básica Boavida Canada. Foram MOMENTOS MÁGICOS de partilha, em que viajámos em conjunto para mundos ao contrário, nos emocionámos com amores monstros e com o Grufalão, e nos espantámos com a careca do senhor Nicomedes. Haverá mais, em breve…
















     É tempo de ajudar com as HISTÓRIAS da AJUDARIS 2018…
     
                    Com a Ajudaris crescemos
                    Nas histórias que escrevemos
                    Há três anos que participamos
                    À festa por vezes vamos!
 
                      
     Este ano letivo, o aluno João Dinis Lourenço, que se encontra atualmente na turma do 7ºC, esteve presente na Festa da Ajudaris, em representação da turma do 6º B do ano letivo anterior, na Fundação Calouste Gulbenkian. O texto integra a página 72 do volume III da Ajudaris’17 - Histórias de Encantar.



     No presente ano letivo, foi a vez da turma 6ºC de participar no projeto.
     Eis o resultado:

 A Natureza

A Natureza
Tem imensa beleza.
Tem árvores e flores
De todas as cores.
A Natureza
Tem folhas a voar,
Empurradas pelo vento.
Pássaros a chilrear,
Mostrando o seu talento.
A Natureza
Tem animais,
Filhos e pais.
Tem lagos e rios,
No inverno muito frios!
A Natureza
Tem diversos frutos.
No verão dão doces produtos:
Compota e marmelada
Sabem bem numa torrada!
A Natureza
Tem tudo o que precisamos.
Se não, onde estaria
O ar que respiramos?
A Natureza
Dá-nos companhia.
Sem ela,
O que de nós seria?
A Natureza
Precisa de atenção.
Ao cuidarmos dela,
Fica mais bela,
Acabamos com a poluição!
A Natureza é uma princesa,
Vamos tratá-la com gentileza!

Alunos da turma 6º C

Agrupamento de Escolas de Azambuja – Escola Básica 2017/2018 



Celebrar o Amor e a Amizade... 
           Destes nobres sentimentos vive o Dia dos Namorados...

        Houve palavras e pensamentos de todos os convocados!








Rodolfo Castro no Agrupamento de Escolas de Azambuja: foi inesquecível!




Parabéns a todos os que participaram e foram premiados em mais uma edição do CONCURSO LITERÁRIO DO CONCELHO DE AZAMBUJA! 
Aqui está a lista de vencedores. A sessão de entrega de prémios ocorrerá no dia 23 de abril, às 21:00, no Páteo Valverde. Não falte!

Há muito talento
No nosso Agrupamento: 
Muitos gostam de ler
E de mui bem escrever


Aderimos à iniciativa LER É COOL! (promoção de leitura digital nas escolas) e um dos livros que os nossos alunos vão ler é da autoria da nossa professora Ana Nunes! Parabéns, professora e escritora Ana Nunes e boas leituras!




O Segredo da Cascata dos Murmúrios é o segundo livro da coleção Os 4 Quadrantes, dirigida aos jovens mais aventureiros.
Tudo começa quando os 4 Quadrantes vão passar uns dias de férias a uma pequena aldeia inserida no Parque Natural da Peneda-Gerês. Ali, junto à fronteira a norte de Portugal, usufruem de paisagens maravilhosas, conhecem as gentes sãs que habitam nas terras do Barroso, descobrem tradições de influência Celta, participam numa festa mágica e ficam a conhecer a lenda de uma ponte que dizem ter sido feita pelo diabo.
Entretanto, algumas localidades próximas vivem assoladas por uma série de estranhos assaltos. Aquilo que, julgavam eles, não passaria de uma semana pacata transforma-se numa fascinante aventura! A Constança, a Ema, o Lucas, o Vicente e o inseparável Sam não tardam a perceber que há matéria para investigação... Conseguirão os quatro amigos resolver este novo mistério? 




No passado mês de outubro, comemorámos o Mês das Bibliotecas Escolares.
Houve ofertas «doces» para quem nos visitou e, após diversas reuniões e trabalho em equipa, a inauguração oficial das Salas de Estudo! As duas sessões, conduzidas pela nossa Diretora Madalena Tavares, contaram com a presença, entre outros, da coordenadora interconcelhia da RBE, Filomena Rúbio, de um representante da Associação de Pais e das professoras bibliotecárias do Agrupamento. Aderimos também ao projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares).
A Biblioteca Escolar é super!




Aconteceu nas Bibliotecas do Agrupamento (e foi delicioso...):












Painel «Aconteceu na Biblioteca» (para recordar...)





A Feira do Usado em imagens...

            O CANTADOR DE HISTÓRIAS Paulo Jarego cantou e encantou as crianças do 1.º ciclo, na Biblioteca da Escola Básica Boavida Canada. Foram momentos mágicos e de grande alegria, na companhia de livros e de histórias.
       









Encontros «Ler em Família»

Todos os anos, no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, as Bibliotecas promovem um Encontro com as famílias, para partilhar gostos e vivências,  pelo prazer da leitura... 

 Se é na família que germina e se desenvolve a pessoa de cada aluno, se é nela que se criam laços afetivos, baseados no amor gratuito, na união e no serviço ao próximo, é a leitura que nos permite viajar pelo mundo e descobrirmos sentidos para a nossa própria vida...










       

























Na Biblioteca comemorou-se em grande o Dia do Agrupamento: por entre um delicioso odor a jasmim e alfazema, houve experiências científicas com Newton e os seus ajudantes (um dos quais desconhecia a expressão «tomar banho»…), um cantinho-jardim, com uma Árvore da Poesia e Canteiros Literários, um teatro de sombras sobre a condição feminina, histórias, fantoches e bolachas apetitosas com Meninos de Todas as Cores, jogos matemáticos e divertidos, com um disputadíssimo torneio de xadrez, e (para rimar) muita alegria, do princípio ao fim do dia!















     Gandhi entre nós 

 Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

24 e 30 de outubro de 2018

           

Autor do cartaz: professor Rui Mouro

Autora do desenho de Gandhi: professora Soledade Batalha  


Dinamizador do Clube de Teatro: professor Júlio Cardoso  




Dinamizador do Restaurante Pedagógico: professor Silvestre Brito

 



       

 

 

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Azambuja estiveram em exposição na DGesT, em Lisboa, em 2017. Aqui fica um breve registo, num vídeo construído com a ferramenta Animoto:




Chegou a primavera e as Bibliotecas Escolares e Municipal ficaram ainda mais floridas, com Poesia e Canteiros Literários, plantados em conjunto!

Foi mais uma atividade integrada no projeto LEITURAS QUE UNEM, resultante da colaboração entre professores, alunos, Plano Nacional de Leitura, Direção do Agrupamento de Escolas e Biblioteca Municipal de Azambuja.







Divulgamos aqui o Regulamento do Concurso «O meu livro em X palavras». Podem participar os alunos do 2.º e 3.º Ciclos, do Ensino Secundário, do Ensino Vocacional, dos Cursos Profissionais, dos Cursos EFA e Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Azambuja. Cada concorrente deve redigir um texto no qual relate a sua experiência pessoal de leitura de uma obra do Plano Nacional de Leitura (listas de 2016, a partir do 2º Ciclo, inclusive). O n.º de palavras do texto varia, em função do escalão. Os trabalhos devem ser enviados até às 23:59 do dia 4 de abril de 2017.
As normas detalhadas são apresentadas a seguir.
Boas leituras!









No dia 13 de dezembro, todas as crianças da educação pré-escolar vieram à Biblioteca da Escola Secundária e participaram no espetáculo de fantoches baseado na história Meninos de Todas as Cores, de Luísa Ducla Soares.
Os alunos do Curso Técnico Profissional Ambiental e Rural construíram cinco fantocheiros e levaram todas as crianças e adultos do público numa viagem encantada pelos cinco continentes. 










Depois de saírem da Ludoteca, houve um momento saboroso de culinária e de arte, dinamizado pelos alunos do Curso Técnico de Restauração: as crianças decoraram biscoitos com as cores dos meninos de Luísa Ducla Soares e levaram os seus docinhos para casa, num saquinho de papel, também pintado à mão. 
  Ler é partilhar vozes, momentos, lugares, sabores e afetos!









Decorreram, em dezembro, duas Feiras do Livro, na Escola Básica e na Escola Secundária. Houve livros muito variados, para todos os gostos e para todas as idades, filmes de animação, fantoches, meninos de todas as cores e até biscoitos deliciosos! 








Rodolfo Castro, o «Pior Contador de Histórias do Mundo», regressou ao nosso Agrupamento e veio ao Anfiteatro da Escola Secundária para falar com os professores, assistentes operacionais, bibliotecários e membros da comunidade local sobre a importância de contar histórias. Aproveitou também para divulgar alguns livros da editora Gatafunho. Foi no dia 27 de outubro e a sala encheu...
Esta atividade está integrada no projeto «Leituras que Unem: Ler é Partilhar!».









Sem comentários:

Enviar um comentário