junho 14, 2019


   
   O Agrupamento de Escolas de Azambuja ganhou uma Menção Honrosa no Concurso «Usa o Cérebro!», no âmbito do programa educativo da exposição da Fundação Calouste Gulbenkian «Cérebro – Mais Vasto que o Céu».
   Este Concurso desafiou alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário de escolas públicas e privadas a elaborarem uma infografia acerca de um tema no âmbito da Exposição. O Júri foi constituído por Susana Lima (neurocientista e investigadora principal da Fundação Champalimaud), João Caraça (consultor da administração da Fundação Calouste Gulbenkian) e Gil Costa (neurocientista e ilustrador científico da Exposição «Cérebro – Mais Vasto que o Céu»). Com esta iniciativa, pretendeu-se aproximar as neurociências e o conhecimento sobre o cérebro dos estudantes de diferentes níveis de ensino, fomentando a capacidade de desenvolver projetos escolares, a pluridisciplinaridade, o trabalho em equipa, a investigação e a comunicação sobre temas de grande atualidade.
   A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 8 de junho de 2019, na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian:




   Parabéns aos alunos Afonso Catrinácio, David Peixoto, Rodrigo Costa, Rúben Soares e Tomás Garrido, e aos professores do 10.º ano de escolaridade que de perto acompanharam a realização deste trabalho de grupo, no âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular), nas disciplinas de Biologia e Geologia, Inglês, Geometria Descritiva e Português. O trabalho vencedor pode ser apreciado no átrio de entrada da Escola Secundária:



   O título desta Exposição foi inspirado num poema de Emily Dickinson, «The brain is wider than the Sky», no qual a poetisa norte-americana descreve ainda o cérebro humano como «mais fundo do que o mar» e «com o exato peso de Deus». Esta Exposição interativa celebrou a complexidade do cérebro humano, nas suas múltiplas representações, da ciência à arte e à filosofia:










Emily Dickinson (1830-1886)



Sem comentários:

Enviar um comentário